Presidente Lula e modelo vestida de santa brasileira na Semana de Alta Costura em Paris (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Reprodução)

Lula botou o Brasil na moda!

27 de janeiro de 2023, 19:19

A sensação de ontem da semana dos desfiles de alta costura em Paris foi Nossa Senhora Aparecida. Um espetáculo. Coberta de aplicações de ouro, a representação da santa negra brasileira desfilou ao som da voz de Maria Bethânia, recitando “Prece”, de Fernando Pessoa, e cantando “Você” no encerramento do desfile de Stephane Rolland.

É geral a euforia do mundo da moda e da mídia especializada com o trabalho de Rolland e com a encenação. 

Segundo a critica da revista Bazaar, “Este visual particular foi inspirado na padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja imagem original está consagrada no altar-mor central em Aparecida, Brasil. Nas notas do programa, Rolland escreveu que o visual pretendia representar o ouro dos conquistadores explodindo à luz do sol nascente. Ele queria representar as mulheres dos rituais religiosos, “vestidas do barroco das igrejas baianas”. E parece que talvez Rolland estivesse pensando no Oscar, afinal, já que ele disse que toda a coleção foi inspirada em Orfeu Negro, de Marcel Camus, uma adaptação de 1960 do mito grego de Orfeu e Eurídice, ambientada em uma favela. no Rio de Janeiro durante o Carnaval”

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, é aquela que reagiu a uma intrusão de Bolsonaro, querendo fazer comício na sua igreja. Os patriotarios atacaram os católicos protetores do templo, o pároco se posicionou com firmeza, e o castelo de piche do dragão da maldade começou a desmantelar…

https://www.instagram.com/reel/Cn4DTsUgoWP/?utm_source=ig_embed&ig_rid=64f0be35-93cd-4e48-81df-b629348e59f6

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

Escrito por:

Formação acadêmica: Conservatório Nacional de Teatro 1967-1969, Rio de Janeiro
Jornalista, atriz e diretora do Instituto Zuzu Angel/Casa Zuzu Angel - Museu da Moda. Manteve colunas diárias e semanais, de conteúdos variados (sociedade, comportamento, cultura, política), nos jornais Zero Hora (Porto Alegre), O Globo, Última Hora e Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), onde também editou o Caderno H, semanal.
Programas de entrevistas nas TVs Educativa e Globo.
Programas nas rádios Carioca e Paradiso.
Colaborações e/ou colunas nas revistas Amiga, Cartaz, Vogue, Manchete, Status, entre outras publicações).
Atriz de Teatro, televisão e cinema, de 1965 a 1976
Curadoria de Exposições de Moda: Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Itau Cultural, Paco Imperial, Casa Julieta de Serpa, Palacio do Itamaraty (Brasilia), Solar do sungai (Salvador).
Curadoria do I Salao do Leitor, Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *