
Contribuinte, atenção: cuidados simples ajudam a evitar pagamento em duplicidade, multas e problemas no cadastro fiscal
A Secretaria de Economia (Seec-DF) debruçou-se sobre os principais erros cometidos pelo contribuinte e preparou uma série de alertas essenciais para na hora de pagar seus tributos. Pagamentos em duplicidade, fora do prazo ou com dados incorretos podem gerar juros, multas e até problemas no cadastro fiscal. Caso tenha efetuado um pagamento incorreto, o contribuinte pode solicitar a restituição, compensação ou ajuste das cotas por meio de atendimento virtual
Começando: antes de realizar qualquer pagamento, verifique se o Documento de Arrecadação (DAR) está corretamente emitido em seu nome. Também é fundamental conferir se a parcela e a data de vencimento estão corretas, evitando pagamentos indevidos ou fora do prazo. Além disso, confirme se o pagamento já não foi agendado, o que ajuda a evitar cobranças duplicadas. Só esses cuidados elementares já vão evitar muita dor de cabeça.
Caso tenha efetuado um pagamento incorreto, o contribuinte pode solicitar a restituição, compensação ou ajuste das cotas por meio do atendimento virtual da Seec. O processo é simples e pode ser feito online da seguinte forma:
→ Acesse este site
→ Escolha entre as opções “pessoa física” ou “pessoa jurídica”
→ Clique em “Todos os serviços”
→ Em “Assunto”, selecione “Restituição”
→ No campo “Tipo de atendimento”, escolha “Restituir ou Compensar Tributos Diretos”.
Foto: Vinícius de Melo/Seec-DF
Fonte: A partir de informações da Agência Brasília