
Novo ciclo do programa Jovem Candango, iniciativa do GDF, terá mais vagas e investimento de R$ 55 milhões
Exemplo de investimento público em capacitação de adolescentes, o programa Jovem Candango, do Governo do Distrito Federal (GDF), terá aporte de R$ 55 milhões para o ciclo 2025/2026 e aumentará as vagas de 1.800 para 2.200 no próximo edital. O projeto segue a proposta de promover o potencial dos jovens para o desenvolvimento global, conforme recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 1999 criou o Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta terça-feira (12).
Segundo o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, o novo edital tem previsão de ser lançado até o fim deste mês e terá os arcos ocupacionais ampliados. “Além da área administrativa, a gente quer formar os jovens também nas áreas da educação, desporto, agronegócio e tecnologia da informação”, revela.
Para o secretário, o programa é estratégico: “O jovem que está em situação de vulnerabilidade precisa de oportunidade para construir a sua emancipação econômica”.
Coordenado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), o Jovem Candango promove a formação técnico-profissional de adolescentes por meio de atividades práticas e teóricas na administração pública. Os jovens contemplados atuam em áreas administrativas do GDF e recebem salário, além de todos os benefícios a que têm direito. Cada participante trabalha quatro horas por dia, sendo um dia da semana reservado para a capacitação teórica.
- Os paticipantes do Jovem Candango recebem salário e benefícios trabalhistas. Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
- Fonte: A partir de informações da Agência Brasília