Programação cultural e esportiva gratuita, como o campeonato de skate street e o evento Férias no Ateliê do MAB, anima o fim de semana em Brasília

10 de julho de 2025, 08:56

Um bom final de semana para não ficar em casa, especialmente nesse período de férias escolares. Uma programação gratuita e diversificada anima a capital. Cultura, esporte e lazer estão entre as opções para crianças, jovens e adultos. Aos domingos, os brasilienses ainda contam com os programas Vai de Graça e Lazer Para Todos, que garantem gratuidade no transporte público e acesso sem custos ao Zoológico e ao Jardim Botânico de Brasília.

Skate na Esplanada

Entre os dias 12 e 13 de julho, a capital federal sedia, pela primeira vez, uma etapa oficial da principal liga profissional de skate street do mundo: o Street League Skateboarding (SLS) Spot Takeover. O evento ocorre na Esplanada do Ministério e os  ingressos são gratuitos, mediante retirada antecipada aqui e entrega de 1 kg de alimento não perecível.

No sábado (12), ocorrem as primeiras baterias da competição. Já no domingo (13) o público confere o formato inédito no Brasil, o Spot Takeover, no estilo Best Tricks, no qual os atletas têm sete tentativas para executar suas melhores manobras. Estão confirmadas estrelas da elite do skate street nacional e internacional, como Rayssa Leal e Felipe Gustavo.

Férias no Ateliê do MAB

O Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial voltada para bebês, crianças, famílias e educadores. O projeto Férias no Ateliê do MAB oferece oficinas criativas, contações de histórias, visitas mediadas com jogos, brincadeiras populares e vivências teatrais. Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas.

No espaço, o público também pode visitar a exposição Terra Fraturada, da fotógrafa Renate Graf, em cartaz até 15 de setembro. A mostra propõe uma reflexão sensível e urgente sobre as crises ambientais contemporâneas. O MAB Educativo ainda oferece visitas mediadas bilíngues às segundas-feiras, às 13h, com sessões em inglês sobre o acervo do museu.

Mais informações no perfil do Instagram.

Festival Trilha da Inclusão

O Festival Trilha da Inclusão 2025 começa nesta quinta-feira (10), no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), com a abertura da exposição Monumento Aleijado, da artista cearense Céu Vasconcelos. A mostra marca o início da segunda edição do projeto, que promove acessibilidade e protagonismo de artistas com deficiência.

Com entrada gratuita, o festival segue até agosto, com apresentações de teatro e dança, mostra de cinema, feira criativa e experiências sensoriais. A realização é da Guia Acessibilidade Inclusiva, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Durante o fim de semana do festival, a programação se expande com a Feira ARTeria, com curadoria de Beta Leonez, que reunirá artistas neurodivergentes e neurotípicos para celebrar o fazer manual, o empreendedorismo criativo e a convivência diversa. O evento conta ainda com o Espaço Acolher, dedicado a atividades lúdicas, educativas e de descanso para pessoas neurodivergentes, crianças, jovens e famílias.

Mais informações aqui.

Teatro em Samambaia

O Complexo Cultural Samambaia recebe, nos dias 11 e 12 de julho, às 20h, a peça Desassossego, com entrada gratuita. Inspirado na crise de oxigênio que atingiu Manaus em janeiro de 2021, o espetáculo retrata, por meio de três personagens, diferentes vivências de dor, luto e reconstrução no pós-pandemia.

A peça é realizada pelo Grupo Jurubebas de Teatro, de Manaus, com apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023. Logo após as apresentações, o público é convidado a participar da roda de conversa “Representatividade Indígena na Cena Contemporânea”, mediada pela historiadora e liderança indígena Kokama Maurille Gomes.

O grupo também promove duas oficinas com artistas locais nos dias 13 e 15 de julho, no Espaço Cultural H2O, no Recanto das Emas, incentivando o intercâmbio entre as regiões Norte e Centro-Oeste. As inscrições podem ser feitas neste site. Classificação indicativa: 14 anos.

Gira das Desempregadas Convida 

Neste fim de semana o projeto Gira das Desempregadas Convida desembarca em dois espaços públicos da cidade: Torre de TV e Eixão do Lazer, com espetáculos gratuitos e acessíveis para todos os públicos. No sábado (12), às 10h30 e às 16h30, a Torre de TV recebe a peça Pedaços de Maria, seguido da trilogia de teatro lambe-lambe Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo, do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas. No domingo, 13/07, às 10h, o projeto ocupa o Eixão do Lazer, dentro do tradicional Choro no Eixo (207N), com uma apresentação que mistura circo e teatro.

  • Foto: imagem de divulgação do Street League Skateboarding (SLS) Spot Takeover, que ocorre na Esplanada dos Ministérios
  • Fonte: A partir de informações da Agência Brasília

Escrito por: