
Quadrinhos made in Brasília: novo cartunista da Marvel, o candango Tiago Palma já fez trabalho voluntário para o GDF
Embora pareçam distantes, a Marvel Comics e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) têm algo em comum: o ilustrador Tiago Palma, de 42 anos. Novo contratado pela editora norte-americana, ele será responsável por mostrar aventuras de heróis icônicos do mundo das histórias em quadrinhos (HQs). Em 2019, o profissional deixou seus traços no gibi Turminha da Novacap: em lixo & água não combinam.
“O Domício já tinha uma ideia pronta, muito bacana, nos conhecemos por meio de um amigo em comum”, conta Tiago. “Foi muito divertido ilustrar esse estilo mais infantil, tipo Turma da Mônica”.
A edição limitada foi idealizada pelo auxiliar administrativo da Diretoria de Obras da Novacap e multiartista Domício Chaves. O projeto lúdico teve a finalidade de sensibilizar o público infantil acerca da importância de não jogar lixo nas ruas, com foco na preservação da cidade e no trabalho realizado pelas equipes da companhia.
À época, o material foi distribuído em escolas e em ações educativas com crianças, aproximando o público infantil das temáticas ambientais e da atuação da Novacap no Distrito Federal. “Sempre me envolvi com temas ligados à sustentabilidade. Quando percebi que a proposta era gerar conscientização, não tive dúvidas em aceitar. É muito gratificante saber que a arte pode contribuir com esse tipo de transformação”, compartilha Tiago.
Marvel
A experiência com a Turminha da Novacap foi um dos vários projetos que Tiago conciliou com a carreira de ilustrador no Brasil. Atuando em diferentes frentes criativas, ele também se dedicou à produção autoral de quadrinhos e à cena musical, tendo tocado por mais de 20 anos em bandas como baterista. Mesmo com a rotina intensa, o artista nunca deixou de se aprofundar nos estudos sobre arte sequencial, narrativa visual e composição de páginas.
“Um dos principais desafios foi me manter ativo, estudando bastante a arte dos quadrinhos e a narrativa. Eu sempre procurei publicar meus próprios trabalhos, participar da cena brasileira e foi isso que me fez evoluir cada vez mais”, afirma.
Foi esse histórico e dedicação que o levou até a Comic Con Experience (CCXP) 2024, em São Paulo. Tiago apresentou o portfólio atualizado a um recrutador da Marvel. Logo depois veio o convite para ilustrar a edição número 4 da HQ Novos Vingadores, com lançamento previsto para setembro. “A gente já estava em contato antes, quando mostrei meu portfólio, ele curtiu e falou: você já está pronto, vamos nessa”, conta.
A edição traz personagens como Viúva Negra, Soldado Invernal, Namor, Wolverine (versão feminina), Clea Estranha e Carnificina. A formação inusitada é uma das apostas para o universo dos Vingadores. “Só de ver meu nome ao lado de artistas que admiro há anos já vale tudo, ainda mais com personagens que acompanho desde criança. É uma honra enorme”, celebra.
Entre gibis educativos feitos dentro da Novacap e HQs estreladas pelos maiores heróis do mundo, Tiago Palma mostra que grandes trajetórias podem começar bem perto de casa.
- Tiago Palma (à direita) ilustrou projeto para conscientizar o público infantil sobre questões ambientais apoiadas pela Novacap. Edição foi idealizada por Domício Chaves (à esquerda). Foto: Divulgação/Novacap
- Fonte: A partir de informações da Agência Brasília