
Telonas: inflado o projeto cinema ao ar livre, que correrá sete regiões administrativas com sessões gratuitas de filmes. Ceilândia estreia a novidade.
Outras capitais já tinham implantado a ideia – mas em lugares nobres, com ingressos caros e patrocínio -, mas no DF é tudo mais acessível. O Distrito Federal recebe, pela primeira vez, o projeto Cinema Inflável. A iniciativa consiste na exibição gratuita de filmes a céu aberto em espaços públicos. Sete regiões administrativas do DF e cinco cidades de Goiás serão beneficiadas com sessões, bate-papos, saraus e atividades recreativas. A programação começa nesta quarta (7), em Ceilândia, e segue até 7 de setembro, com encerramento no Paranoá.
E vamos começar por Ceilândia, primeira cidade do projeto, que desembarca entre quarta-feira e domingo (11), na QNN 27, Lote A, Área Especial, ao lado da Paróquia Santíssima Trindade – Capela de Todos os Santos. “Trata-se da maior cidade do Distrito Federal”, ressalta o administrador regional local, Dilson Resende. “Além disso, já tivemos cinema ao ar livre em outro momento em Ceilândia, e foi um grande sucesso. Tivemos ainda a preocupação de fazer o evento em uma área que fosse próxima ao Sol Nascente/Pôr do Sol para beneficiar ainda mais pessoas”, completa.
Durante cinco dias, serão apresentados filmes de diferentes gêneros para atender o maior número de pessoas. A lista é composta por Pantera Negra; Saneamento Básico, o Filme; Nosso Sonho; Viva, A Vida É Uma Festa e Milton Bituca Nascimento. Cada sessão tem capacidade para até 800 pessoas. As produções serão exibidas em uma tela de inflável gigante de 10 m x 6 m. Também estão programadas atividades paralelas em pontos de cultura. No caso de Ceilândia, a programação será na Casa Akotirene, no Cio das Artes e no Jovem de Expressão.
Wntre os dias 14 e 18 deste mês, o projeto segue para a Vila Telebrasília. Em julho, contemplará Recanto das Emas (4 a 6), Estrutural (11 a 13), Planaltina (18 a 20) e Santa Maria (25 a 27). Durante agosto, o cinema vai para as cidades de Goiás: Águas Lindas (1º a 3), Cidade Ocidental (8 a 10), Formosa (15 a 17), Luziânia (29 e 31) e Planaltina (29 a 31). O encerramento será entre 5 a 7 de setembro no Paranoá.
O evento conta com apoio institucional do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Governo (Segov). Coube à pasta sugerir as localidades levando em consideração a facilidade de acesso dos locais, bem como a democratização da sétima arte. “A nossa preocupação foi beneficiar o maior número de cidades, levando para as alas sul, norte, leste e oeste”, explica a secretária-executiva da Segov, Sueli Rodrigues de Sousa. O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, tentou colocar o projeto em locais aos quais o maior número de pessoas tivesse acesso.
Iniciativa
Criado em 2013, o Cinema Inflável já contou com 14 edições pelo Brasil. Apresentado pelo Nubank e pelo Ministério da Cultura, o projeto é uma contrapartida do projeto Open Air Brasil, que estará no DF entre 3 e 15 de junho, no Pontão do Lago Sul.
Confira abaixo a programação do Cinema Inflável.
Ceilândia
Quarta-feira (7)
17h30 – Abertura
18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
19h05 – Pantera Negra
Quinta-feira (8)
17h30 – Abertura
17h45 – Casa Akotirene: Bate-papo “Olhar: Quando a Quebrada é Protagonista”, com Joice Marques
18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
19h05 – Saneamento Básico, o Filme
Sexta-feira (9)
17h30 – Abertura
17h45 – Cio das Artes: Sarau de Quarta, com Bruna Paz, Luiza Mil Fitas, Lucas Denaro, Dora Revolusie, Cristyle Cei e Benedita Poesia
18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
19h05 – Nosso Sonho
Foto: Divulgação
Fonte: A partir de informações da Agência Brasília