A ABI encaminha ao TSE, representação contra Bolsonaro

14 de janeiro de 2021, 17:52

As declarações de Bolsonaro “denunciando” fraude nas eleições que o levaram ao Planalto, em 2018, provocou a indignação de Paulo Jerônimo, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que redigiu, em nome da instituição, nota de representação contra ele e encaminhou ao TSE, nesta quinta-feira, 14/01.

Paulo Jeronimo fez chegar ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os protestos da ABI aos  repetidos atentados cometidos por Bolsonaro “ao estado democrático de direito”.

O documento da Associação enumera atos de incitação à violência e declarações públicas feitas por Bolsonaro contra o sistema eleitoral, os partidos políticos e as instituições responsáveis, especialmente o Tribunal Superior Eleitoral.

” Não se trata da primeira vez que o representado assaca aleivosias contra o sistema representativo brasileiro, devendo ser notificado para comprovar suas alegações, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade”, pede Paulo Jerônimo, lembrando que Bolsonaro ainda declarou que só foi eleito porque teve muitos votos.

Ele chama a atenção também para a referência feita por Bolsonaro, por ocasião da invasão de grupos violentos ao Capitólio, nos EUA, e destaca a afirmação de que, em 2022, o mesmo poderá acontecer no Brasil. Para Jerônimo, a fala tem indicações de incentivo a grupos radicais que o apoiam, a atentar contra as instituições democráticas e republicanas, caso ele venha a ser derrotado nas próximas eleições, quando já se coloca como candidato.

Ao falar com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, o representado afirmou que “se nós não tivermos o voto impresso em 2022, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter um problema pior que os Estados Unidos”,diz o documento.

O presidente da ABI fez constar da representação, o seguinte alerta: “não sendo comprovadas as narrativas requer a Vossa Excelência seja a presente representação encaminhada à Câmara dos Deputados e ao Supremo Tribunal Federal, em nome do representante da entidade subscritora, cidadão legitimado nos termos do art. 16 da Lei 1079/50. (Link do documento na íntegra)

http://www.abi.org.br/wp-content/uploads/2021/01/ABI-envia-representacao-contra-Bolsonaro-ao-TSE.pdf

http://www.abi.org.br/wp-content/uploads/2021/01/ABI-envia-representacao-contra-Bolsonaro-ao-TSE.pdf

Escrito por:

Jornalista. Passou pelos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora-pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" e "Imaculada", membro do Jornalistas pela Democracia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *