(Foto: Reuters/247)

Análise sobre política no Brasil coloca Celso Amorim e Noam Chomsky nas salas de cinema

19 de fevereiro de 2024, 11:58

A partir do dia 7 de março, os que se interessam por aprofundar o olhar sobre os acontecimentos da nossa história recente, terão uma excelente oportunidade de fazê-lo, em companhia de duas personalidades iluminadas do ponto de vista da mirada sobre a multipolaridade que se apresenta no cenário geopolítico. Chega às salas de cinema “Utopia Tropical”, um documentário no formato de uma conversa entre o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e o assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República e ex-ministro das Relações, Celso Amorim. O filme, laureado em vários festivais internacionais, principalmente pela discussão atual e oportuna, é motivo de orgulho para Amorim.

Principalmente por ser uma iniciativa do seu filho, Amorim tenta não deixar transparecer a “corujice”, ao opinar sobre a importância da filmagem desse diálogo, definindo-o da seguinte maneira: “O filme foi uma inciativa do meu filho, João Amorim. Obviamente que fico emocionado e grato com a homenagem, pois ter a ideia de me colocar no mesmo plano de Noam Chomsky é muito lisonjeiro. É carinho de filho.”

Pode-se prever, porém, o quanto a conversa entre Amorim e Chomsky, analisando as esquerdas e muito mais do contexto nacional e internacional, vá atrair a atenção do distinto público. São dois nomes do cenário internacional, atentos aos acontecimentos ao redor e, sem dúvida, personagens de momentos fundamentais para que se entendam as mudanças vividas recentemente e que nos aponta o surgimento de um novo agrupamento de economias e, portanto, um rearranjo de poder.

“Eu diria que do meu ponto de vista, isso é uma análise também minha do período da ditadura, e depois dos anos sombrios do governo Bolsonaro, mas essencialmente tem, digamos assim, eu poderia chamar pretensiosamente, como a minha filosofia”. 

Amorim prossegue, discorrendo sobre ela: “na busca da utopia você não pode ter a pretensão de conseguir a utopia de uma vez. Isso não funciona. Não é assim. Então você tem que procurar a brecha, ou a fresta, como quiser, para ver se ali encontra algo em que você pode progressivamente ir ampliando e conseguindo com isso uma melhor situação”, resume. “Obviamente a reflexão sobre as relações internacionais tomaria muito tempo e não é o caso de fazê-la aqui, mas apenas de dizer que mesmo nas situações mais obscuras, há uma esperança e é preciso apostar nela.”

Quanto às falas, no filme, de Noam Chomsky, diz: “eu acho que Chomsky fez uma análise muito adequada das forças internacionais responsáveis pelo atraso do Brasil. É essencialmente isto”, define. “Do meu ponto de vista, isto é uma análise também”, arremata, Amorim. 

Ficha Técnica do documentário 

“Utopia Tropical”: Direção: João Amorim; Roteiro: João Paulo Reys e João Amorim; Argumento: João Amorim e Rafaela Camelo; Elenco: Noam Chomsky e Celso Amorim; Direção de Animação: César Coelho; Produção Executiva: Sara Rocha; Direção de Produção: Lucas Arake; Direção de Fotografia: Matheus Bastos e Elder Miranda Jr.; Montagem: Tainá Menezes, Edt.; Trilha Original: Filipe Rasta; Distribuição: O2 Play; Duração: 77 minutos

Escrito por:

Jornalista. Passou pelos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora-pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" e "Imaculada", membro do Jornalistas pela Democracia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *