Detalhe de uma das tirinhas. Ilustra: Caio Oliveira

O cartunista que transforma os tweets surreais de Carluxo em quadrinhos hilários

31 de julho de 2020, 19:29

Caio Thiago de Andrade Oliveira, natural de Piripiri, no Piauí, e residente em Teresina, está transformando os tweets surreais de Carlos Bolsonaro, o Carluxo, em histórias em quadrinhos hilárias que são divulgadas pelo twitter. Cartunista desde 2003, quando publicou tirinhas em um jornal local, os quadrinhos ainda são um hobby na vida de Caio, que mantém junto com o irmão uma pequena livraria especializada em quadrinhos na capital piauiense, a Quinta Capa Quadrinhos.

“A ideia de quadrinizar um tweet do Carluxo surgiu espontaneamente, quando li um tweet tão absurdo dele que pensei que seria divertido transformar numa tira bem psicodélica”, conta o cartunista. “Mas a intenção era fazer apenas uma mesmo, nunca imaginei que teria a repercussão que teve! Resolvi fazer mais quando me avisaram que aquele tweet que eu quadrinizei não era um tweet oficial do Carluxo, era uma zoeira.”

O tweet de Carluxo que inspirou a zoeira já era mucho loco e falava em um inimigo de “calça encravada” que faz “browjob”.

Aí um perfil de paródia de Carlos fez a sátira, que muita gente acreditou que fosse verdadeira, diante das bizarrices que o filho Zero Dois de Jair costuma publicar em seu perfil no twitter.

A primeira tirinha de Caio foi feita em cima da paródia.

“As outras tiras foram pra provar que um tweet 100% do Carluxo não fica devendo nada ao psicodelismo do perfil zoeiro”, diz o cartunista. Depois da repercussão positiva das tiras, o artista cogitou produzir o suficiente para lançar um pequeno comic book encadernado com pelo menos 22 tiras, mas esbarrou num dilema: e se Carluxo quisesse participação nas vendas, alegando direitos autorais dos tweets aloprados?

“Querendo ou não, o Carlos Bolsonaro seria o co-autor e, até onde entendo, teria poder para barrar o lançamento desse material ou até mesmo apelar para um processinho”, especula Caio. “Então, resolvi botar a produção dessas tirinhas em stand by até entender melhor minha situação. Se algum amigo advogado que manje desses paranauê estiver lendo essa entrevista e puder elucidar esta questão, fico grato.”

Confira abaixo as histórias em quadrinhos e os tweets tresloucados de Carluxo que as inspiraram.

1. O velho teatro das tesouras

2. O começo de uma nova fase

3. O último suspiro

4. Ewoks, Orcs e Iscariotes

5.  Gepeto & Mary Poppins

Escrito por:

Cynara Menezes é baiana de Ipiaú e tem 53 anos. Formou-se em jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) em 1987. Desde então, percorreu as redações de vários veículos de imprensa, a começar pelo extinto Jornal da Bahia: Jornal de Brasília, Folha de S.Paulo, Estadão, revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip, Carta Capital e Caros Amigos. Atualmente se dedica com exclusividade a seu site Socialista Morena. É autora dos livros Zen Socialismo (os melhores posts do blog Socialista Morena), pela Geração Editorial, O Que É Ser Arquiteto, com João (Lelé) Filgueiras, e O Que É Ser Geógrafo, com Aziz Ab’Saber, os dois últimos pela editora Record.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *