Jair Bolsonaro e armas (Foto: Carolina Antunes/PR | Reuters)

Bolsonaro vai mal por que seu discurso vai contra o que quer a sociedade

6 de junho de 2022, 18:40

A despeito do aspecto ideológico e humano a da pesquisa Datafolha que apontou uma tendência maior dos brasileiros (49%) a pautas até então consideradas “de esquerda” – maior tolerância à homofobia, por exemplo -, há um lado inescapável nessa questão. A comparação foi feita com a avaliação realizada em 2017, quando havia um “empate” entre os posicionados à esquerda (41%) e os à direita (40%). O Datafolha fez perguntas em torno de temas econômicos e sociais, em busca do perfil ideológico da população. O que encontrou, no entanto, nos explica por que Bolsonaro aparece sistematicamente distante do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na corrida presidencial.  

Do que o candidato da ultradireita se distanciou, principalmente, foi do eleitorado que o elegeu em 2018. Sua pauta está distante do que quer a sociedade, hoje. Grande parte naquela eleição seguiu o seu discurso de apologia às armas e pela pena de morte, acreditando que estariam aí as saídas para o combate à criminalidade. Ledo engano.  

Os ouvidos na pesquisa – não há como cravar, pois não conhecemos o universo pesquisado -, mas devem representar uma boa parcela dos “arrependidos”, que ao contrário da expectativa ao elegê-lo, em vez de ver baixar o índice de violência, assiste a cada dia mais mortes, enquanto o custo de vida sobe vertiginosamente e os índices econômicos despencam.

Um dos percentuais da pesquisa chama a atenção: 63% consideram que armas deveriam ser proibidas. Isto é um dado bastante elucidativo de que Bolsonaro hoje fala apenas para a sua bolha, os radicais que defendem o porte e o uso de armas. A sociedade, de modo geral, não compactua com a ideia de o governo transferir a obrigação da segurança para ela. Tampouco está interessada na “guerra particular” que ele convoca para salvar a própria pele.

Outro dado interessante é o posicionamento de 61% contra a aplicação da pena de morte. E, o índice mais surpreendente, em se tratando de uma sociedade que tem sido bombardeada por discursos homofóbicos vindos de Jair e dos integrantes ideológicos do seu governo: 79% declararam que a homossexualidade deve ser aceita. Apenas 16% disseram que a orientação deve ser desencorajada.  

O que se vê, aqui, é um quadro totalmente contrário às ideias propagadas por Bolsonaro. Daí ficar muito claro que a próxima eleição lhe é desfavorável. O país aprendeu na dor os efeitos do preconceito, da inutilidade das armas quando não há uma política de governo preocupada com os cidadãos e de se punir com a morte, (obsessão do atual governante), que fez emergir na vida do país a tristeza, a violência, o desprezo pelos pretos e pobres. Essa onda, a julgar pelos números da pesquisa, vai passar. Outubro será uma grande oportunidade para isto. Fica a cada dia mais evidente que o posicionamento dos eleitores mudou e que Bolsonaro fala só para a sua bolha.

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

Escrito por:

Jornalista. Passou pelos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora-pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" e "Imaculada", membro do Jornalistas pela Democracia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *