Roberto Campos Neto. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tudo no caminho certo, menos o Banco Central

24 de julho de 2023, 11:18

O Planalto recebeu pesquisas internas apontando crescimento consistente da popularidade do governo nos últimos três meses, quando a diferença positiva entre os que dizem aprová-lo e os que desaprovam saltou da margem de erro para um saldo de quase vinte pontos percentuais. A sensação hoje, no entorno de Lula, é de  estar no caminho certo: a redução da inflação, a retomada dos programas sociais, a aprovação da pauta econômica no Congresso e iniciativas que agradam setores da classe média — como a ampliação do MCMV e o programa Desenrola — começam a se refletir na avaliação do governo. Nesse embalo, Lula vai investir na estratégia de focar em ações específicas para os segmentos da população que mais o rejeitam.

O pacote com medidas na área da segurança pública anunciado sexta-feira — obviamente ainda não captado pelas pesquisas — é mais um exemplo disso. Os levantamentos mostram que o tema está entre as principais preocupações da população, afetando de forma transversal todo o espectro social — da classe média acuada pela violência nos grandes centros urbanos aos moradores de periferia subjugados pelo crime organizado e pelas milícias. 

Sem falar nos integrantes das próprias forças de segurança, em sua maioria bolsonaristas, mas com quem o governo Lula começa a dialogar — e o aumento dado aos policiais militares do DF, que lotaram a solenidade no Planalto, é só o começo. Da mesma forma, a decisão de mandar ao Congresso projeto tornando a violência contra escolas crime inafiançável vem como resposta à grande angústia das famílias de todo o país diante de episódios aterradores — detectada também por pesquisas.

Lula já fez acenos a outro público que o rejeita, a turma do agro, de quem continua se aproximando. Começou também a namorar os evangélicos, não apenas com medidas tributárias que favorecem os templos religiosos, mas numa reconciliação que envolve a Igreja Universal, num pacote que inclui a TV Record e o partido Republicanos. Vai focar ainda no público evangélico em programas que dialoguem com as mulheres, como o da escola em tempo integral e a expansão do MCMV.

Toda essa estratégia, que exige recursos para programas e ações governamentais, tem como base uma boa trajetória da economia, que vem se confirmando em números e na aprovação ida reforma tributária e de outros projetos da pauta econômica no Congresso. Fernando Haddad se fortalece como articulador, partidos que outrora estavam na oposição, como PP e Republicanos, resolvem entrar no barco governista — sinal importante de que apostam no sucesso — e nem mesmo a avidez do Centrão é vista como grande problema. Apesar do mata-mata das negociações da reforma ministerial, a expectativa é de que, no final, tudo se ajeita quando um governo com popularidade crescente está na mesa.

O que pode dar errado, então? Na cabeça do presidente da República e de seus estrategistas, o que pode dar errado é a promessa de crescimento da economia se o Banco Central não começar a cortar os juros de forma significativa. Nessa avaliação, a permanência da taxa Selic nas alturas pode colocar tudo a perder. Apesar da aposta geral de queda dos juros em agosto, a grande preocupação é quanto à velocidade e ao grau dessa redução. É isso ainda é uma arma poderosa nas mãos de Campos Neto.

Se já não estava com essa bola toda no governo, o presidente do BC agora é chamado de “sabotador” em gabinetes importantes. O episódio da semana passada, em que veio a público uma tentativa de Campos Neto de censurar entrevistas dos diretores da instituição — mirando claramente o recém-chegado Gabriel Galípolo — caiu muito mal no Planalto. Por lá, a percepção é de que, embora o atual governo tenha agora dois dos nove votos do Copom, ele continuará fazendo jogo duro nos juros, movido politicamente por seu DNA bolsonarista. 

A área política do governo e o PT já receberam ordem para redobrar a artilharia sobre o presidente do BC nesses dez dias até a próxima reunião do Copom. Se a pressão não funcionar, e houver uma redução irrisória de 0,25%, o Planalto vai enfrentar a briga pela demissão de Campos Neto — um processo complicado, que demanda aprovação do Senado. Mas a avaliação é de que uma eventual estratégia de convencimento nesse sentido pode funcionar, dentro da politização que o tema já assumiu e com o apoio da opinião pública. Nesse caso, o governo fará tudo para passar a ideia de que os juros só vão cair se o presidente do Banco Central cair.

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *