Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Um presidente fora de rota e fora do prumo

4 de julho de 2022, 11:39

Não, o Presidente de Portugal não veio ao Brasil para visitar Bolsonaro, como foi falado por aqui.

Marcelo Rebelo de Souza veio comemorar um feito histórico, por ocasião da data de 100 anos da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, pelos aviadores portugueses a bordo de um hidroavião, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que são nomes de ruas no Rio de Janeiro, e de avenidas em Lisboa. Aqui, porém, pouco se fala e se sabe a respeito.

Na ocasião, os navegadores aéreos foram recebidos pelo então Presidente da República do Brasil, Epitácio Pessoa, no centro da foto 1, entre Gago (esquerda) e Sacadura Cabral (direita), que era da Marinha, e o segundo Cabral a ser pioneiro no cumprimento da rota da Europa ao Brasil, desta vez por ar.

Gago Coutinho, Epitácio Pessoa e Sacadura Cabral(Photo: Arquivo Pessoal)Arquivo Pessoal
Gago Coutinho, Epitácio Pessoa e Sacadura Cabral(Photo: Arquivo Pessoal)Arquivo Pessoal

O ano de 1922 foi escolhido propositalmente, pois era o do primeiro centenário da Independência do Brasil.

Epitácio Pessoa foi aquele presidente afastado do cargo, e substituído por Arthur Bernardes, devido a um desequilíbrio mental. Porém, foi suficientemente equilibrado para cumprir suas obrigações de estadista e receber os autores do feito com elegância, como a imagem atesta.

Cem anos depois, o presidente brasileiro no cargo não teve equilíbrio emocional pra dar conta do recado e completar o ciclo histórico de cem anos. Louco de ciúmes de Lula, ele deu um piti, e cancelou o almoço para o Presidente de Portugal, convite formal, que havia sido feito por escrito.

Bem humorado, Rebelo de Souza observou, durante a recepção com a comunidade portuguesa no Rio, no Palácio São Clemente, que estava na dúvida se havia sido mesmo desconvidado, já que convite por escrito cancela-se por escrito e não por notícia de jornal, como foi feito.

Mas como Deus é brasileiro, ainda bem que nos temos o ex e futuro presidente Lula, pra fazer as honras de casa em grande estilo, como ocorreu ontem.

Marcelo Rebelo e Lula(Photo: Reprodução)Reprodução

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

Escrito por:

Formação acadêmica: Conservatório Nacional de Teatro 1967-1969, Rio de Janeiro
Jornalista, atriz e diretora do Instituto Zuzu Angel/Casa Zuzu Angel - Museu da Moda. Manteve colunas diárias e semanais, de conteúdos variados (sociedade, comportamento, cultura, política), nos jornais Zero Hora (Porto Alegre), O Globo, Última Hora e Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), onde também editou o Caderno H, semanal.
Programas de entrevistas nas TVs Educativa e Globo.
Programas nas rádios Carioca e Paradiso.
Colaborações e/ou colunas nas revistas Amiga, Cartaz, Vogue, Manchete, Status, entre outras publicações).
Atriz de Teatro, televisão e cinema, de 1965 a 1976
Curadoria de Exposições de Moda: Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Itau Cultural, Paco Imperial, Casa Julieta de Serpa, Palacio do Itamaraty (Brasilia), Solar do sungai (Salvador).
Curadoria do I Salao do Leitor, Niterói

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *